O que é, como medir e quais os benefícios para sua visão.
A refração ocorre quando um feixe luminoso incide sobre um meio material transparente e sofre um desvio. Considerando-se um meio transparente, como o vidro, a luz ao incidir sobre o vidro sofre uma diminuição da sua velocidade de propagação, quando comparada com a velocidade de propagação do feixe luminoso no ar.
Uma forma de quantificar a refração de um meio material é por meio do índice de refração. O índice de refração é determinado pela divisão da velocidade de propagação da luz no ar (vAr), pela velocidade da luz no vidro (vVidro). Quanto maior a redução da velocidade de propagação da luz, ao entrar no vidro, maior será seu índice de refração. O índice de refração pode ser usado para caracterizar qualquer sistema ótico, tais como, lentes, instrumentos óticos e o olho.
No contexto das lentes de óculos, o índice de refração descreve a capacidade da lente de desviar ou refratar a luz.
A medida do índice de refração das lentes de óculos é geralmente realizada usando um refratômetro. Esse aparelho consiste em um dispositivo óptico que permite medir a quantidade de refração da luz ao passar por uma amostra de lente.
Também é possível determinar o índice de refração de uma lente através da análise de sua curvatura e espessura, bem como através de outras propriedades óticas da lente. No entanto, o método mais preciso e comum é o uso de um refratômetro.
Para medir o índice de refração de uma lente de óculos com um refratômetro, siga os seguintes passos:
Coloque uma gota de líquido refrativo no prisma do refratômetro. Esse líquido tem um índice de refração conhecido e será usado como referência para a medição.
Posicione a lente de óculos na plataforma do refratômetro, de modo que a luz passe através dela.
Olhe através do visor do refratômetro e ajuste-o até que as linhas de referência fiquem claramente visíveis.
Leia o valor do índice de refração diretamente no refratômetro. Esse valor corresponderá à medida do índice de refração da lente de óculos.
É importante ressaltar que a medição do índice de refração pode variar dependendo do tipo de lente e das condições de medição. Portanto, é recomendável consultar um profissional óptico para obter uma medição precisa e confiável do índice de refração das lentes de óculos.
Efeito do índice de refração do Material
É o principal fator de redução da espessura de uma lente. Para uma dada potência, quanto mais elevado o índice de refração do material, mais fina é a lente. Mais precisamente, quanto mais alto o índice, maior a capacidade do material para desviar os raios luminosos, menor a curvatura necessária da face convexa e da face côncava, mais fina e plana é a lente.
Benefícios:
É fato que quanto menor for a espessura das suas lentes, menor também será a incidência de luz. Se optar por uma lente com o tratamento antirreflexo, a qualidade de visão será muito superior às lentes com índices mais baixos.
**Hoje já é possível encontrar lente com índice de 1.76, como é o caso da Lente Tokai 1.76 Digital Comfort, comercializada pela Lenscope, muito indicada para grau elevado de miopia.
ÍNDICE DE REFRAÇÃO - DEFINIÇÃO
CARACTERIZA A VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DA LUZ NUM MEIO TRANSPARENTE RELATIVAMENTE À VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DESTA NO VÁCUO. TRADUZ, POIS, A MEDIDA DA CAPACIDADE DE REFRAÇÃO DUM MEIO TRANSPARENTE, OU SEJA, DA CAPACIDADE DE DESVIO DA LUZ NO LIMITE DA SEPARAÇÃO ENTRE DOIS MEIOS. PORTANTO, FORNECE UMA AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DO MATERIAL PARA PRODUZIR UM EFEITO ÓPTICO. O ÍNDICE DE REFRAÇÃO DE UM MEIO TRANSPARENTE É A RAZÃO N=C/V DA VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DA LUZ NO VÁCUO (C) E DA VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DA LUZ NESSE MEIO (V). OS ÍNDICES DE REFRAÇÃO DOS MATERIAIS UTILIZADOS EM ÓPTICA OFTÁLMICA VARIAM ENTRE 1.5, NO CASO DE MATERIAIS MAIS TRADICIONAIS, E 1.76 (MATÉRIA ORGÂNICA) OU 1.9 (MATÉRIA MINERAL) NO CASO DOS MATERIAIS MAIS RECENTES.
Fontes: PucGoiás - Anatomia Ocular - Ciências Aeronáuticas
💯